Mais jovem piloto até agora inscrito na Turismo Nacional (TN), categoria multimarcas da Vicar Promoções Desportivas, o paulistano Victor Manzini estreará no automobilismo pilotando o Chevrolet New Onix #117 da equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem na categoria B.
Paulistano de 16 anos de idade, ele começou a andar de kart em 2018, aos dez anos, e se iniciou em competições em 2019. Entre suas conquistas estão os títulos de campeão de 2023 da Copa São Paulo de Kart KGV na categoria Rotax DD2 e de vice-campeão de 2022 do Brasileiro de Kart categoria Rotax DD2.
Victor disputará o título do novo Campeonato Overall da Turismo Nacional, composto por seis etapas do Campeonato Sprint, com quatro corridas de 15 minutos e duas de 20 minutos mais uma volta, e por duas etapas da Copa Endurance, com corrida de três horas mais uma volta, necessariamente dividindo o carro com pelo menos mais um piloto. O campeão da Overall classe A ganhará uma bolsa para andar na Stock Series – categoria de acesso à Stock Car Pro Series, a principal categoria do turismo brasileiro –, que ele pretende disputar em 2026.
“Nós planejamos minha carreira para se desenvolver em cinco anos no kart, dois anos na Turismo Nacional e dois anos na Stock Series, para chegar à Stock Car Pro Series em 2028”, descreve o piloto. Apaixonado por corridas de longa duração, ele tem a meta de, no futuro, correr no FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance) e no norte-americano IMSA.
Histórico – Victor vem de família ligada ao automobilismo. Em São Paulo, seu pai, Roberto Manzini, comanda a Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), reconhecida como a principal escola de pilotagem esportiva e de direção defensiva do Brasil. Assim, desde a infância, sempre assistiu às corridas da Stock Car e da Fórmula 1, e acompanhou o pai pelas pistas.
Estudante do segundo ano do segundo grau e dono das habilitações PGCB (Piloto Graduado de Competição B) e PGK (Piloto Graduado de Kart), ele divide seu tempo entre o colégio, o preparo físico, e o trabalho na RMCP, em que é instrutor estagiário de pilotagem esportiva e direção defensiva. Por hobby, joga vôlei e toca violão.
E gosta muito de games de corrida e automobilismo virtual. “Eu vejo que sempre adquiro experiência em traçado toda vez que vou para a pista, seja como instrutor, seja como piloto. E os games ajudam muito na hora de aprender pistas novas”, comenta o piloto.
Dupla – Nas provas de endurance, Victor Manzini, que correrá com patrocínio da Roberto Manzini Blindagens, dividirá o Chevrolet New Onix #117 com o piloto Renato Turelli, campeão brasileiro de kart e instrutor da RMCP, que será seu coach nesta temporada. A equipe Manzini Competições terá na TN também o New Onix #110, pilotado por Américo Lanzoni, com a companhia de Rafael Manzini nas provas de Endurance.
A temporada 2024 da Turismo Nacional começará na próxima semana, no Autódromo de Goiânia, com a primeira prova de Endurance antecedida por treinos extras na quinta-feira, 22 de fevereiro; treinos livres e classificação na sexta-feira, 23; e corrida no sábado, dia 24.
CALENDÁRIO DA TURISMO NACIONAL 2024
1ª etapa Endurance - 24/02 – Goiânia (GO)
1ª etapa Sprint - 14/04 – Interlagos (SP)
2ª etapa Sprint - 26/05 – Cascavel (PR)
3ª etapa Sprint - 21/07 – Goiânia (GO) ou alternativa
4ª etapa Sprint - 25/08 – Velocitta (SP)
2ª etapa Endurance - 14/09 – Rio Grande do Sul
5ª etapa Sprint - 20/10 – Rio Grande do Sul
6ª etapa Sprint - 01/12 – Brasília (DF)
EC PRESS
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP
(13) 99644-0628 com WhatsApp
contato@estelacraveiro.com.br
www.estelacraveiro.com.br
SALA DE IMPRENSA DE VICTOR MANZINI
https://estelacraveiro.pressroom.com.br/cliente/victor-manzini/
Final do Campeonato Sprint será realizada em programação com Stock Car e F-4 Brasil
Piloto estreante em automobilismo esteve em todos os pódios; em sua primeira experiência no travado circuito gaúcho terminou as corridas de domingo em 3º e 5º lugares
Patricia Alencar é a primeira mulher a atuar em engenharia na categoria, depois de ter sido a primeira mecânica; trabalha na Stock Car com a AMattheis MotorSport, chefia a EMS Rally Team no Baja e no Sertões, e estagia no time do FIA Girls on Track Brasil na Mitsubishi Cup
Em sua primeira vez na pista gaúcha, piloto paulistano foi o 4º colocado nas corridas 1 e 2 e o 3º nas provas 3 e 4