Capa

Victor Manzini

Piloto com paralisia cerebral estreia na Turismo Nacional com a Equipe Manzini

Time da principal escola brasileira de pilotagem tem cinco carros, seis pilotos, e está muito animado para a temporada que começa neste fim de semana

30.04.2025  |  1.304 visualizações

Após um ano de preparação, Douglas Mattos estreia no automobilismo e na Turismo Nacional (TN), pilotando o New Onix #71 da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), conhecida como Equipe Manzini. Natural de Petrópolis (RJ), ele tem 37 anos, é pai de dois garotos, e é portador de paralisia cerebral. Condição que afeta sua fala, sua coordenação motora, e limita sua capacidade de locomoção.

Profissional da área de TI, Douglas começou a andar de kart há dois anos, quando era analista de suporte de uma multinacional de telecomunicações, foi acometido por síndrome de burnout, e buscou o kartismo para se livrar do stress excessivo por condições de trabalho.

Disputou as duas últimas edições do Campeonato Carioca de Kart e alcançou o quarto lugar como seu melhor resultado. Na temporada passada, ganhou o apoio de Roberto Manzini, comandante da RMCP e da Equipe Manzini, que ofereceu a ele, gratuitamente, o curso de pilotagem esportiva do programa Driver’s Academy.

“O Douglas é o primeiro piloto do mundo com paralisia cerebral em carro não adaptado”, Manzini explica. “Trabalhamos bastante para o desenvolvimento dele como piloto. Isso incluiu a participação do médico Victor Ramos, da Abramet (Associação Brasileira da Medicina do Tráfego), que orientou o preparador físico dele para os treinos necessários. E deu muito resultado. Ele melhorou bastante sua postura, está respirando melhor, e adquiriu maior controle muscular.”

Alta motivação – Na Equipe Manzini – que terá quatro carros na categoria B, três com quatro pilotos estreantes na TN, e um na categoria A – reina a animação para a nova temporada da TN, que tem grid lotado.

A começar pelo próprio Douglas Mattos, que andará na categoria B e disputará o título de Rookie: “Minha expectativa é bem grande. Este será mais um ano de muito aprendizado para eu melhorar minha pilotagem, progredir e conquistar os patrocínios necessários para prosseguir profissionalmente como piloto”.

André Bragantini Jr., piloto da equipe na categoria A, coach de Victor Manzini, e que trabalhará como orientador dos quatro pilotos estreantes e no desenvolvimento dos carros do time, está entusiasmado. E de olho na premiação da TN para a categoria principal: uma temporada na Stock Light para o campeão e na TCR South America para o vice.

“Nós trabalhamos para montar uma equipe forte. A TN tem equipes e pilotos de nível altíssimo, e esta será uma temporada muito competitiva. Vamos buscar bons resultados para todos. Pessoalmente, estou focado em fazer o melhor campeonato possível e consequentemente conquistar o título de campeão”, diz ele, que correrá com o Peugeot 208 #1.

Victor Manzini, vice-campeão da categoria Rookie no Campeonato Overall da TN em 2024, fará sua segunda temporada no automobilismo e na categoria B da TN. “Acho que teremos uma bela temporada. A equipe investiu muito na preparação do nosso time. Eu agora já conheço todas as pistas do calendário, já tenho alguma experiência, e também vou poder colaborar no desenvolvimento dos nossos pilotos estreantes”, comenta o piloto paulistano, que correrá com o Peugeot 208 #17.

Caio Cunha e Domenico Largura, que dividirão o Peugeot 208 #77 na categoria B, também têm expectativas otimistas. “Não vejo a hora de começar. A equipe está se dedicando 100%. Eu estou me dedicando ao máximo. Vamos ganhar quilometragem, e vamos começar a colher os primeiros frutos desse trabalho”, comenta Caio, que veio do kartismo e fará sua primeira temporada no automobilismo.

Domenico já andou na Fórmula Delta em 2024 e agora estreia em carros de turismo: “Acredito que a bagagem de competitividade que adquiri lá vai me ajudar bastante nessa nova fase. Será um grande aprendizado. Meu objetivo é me aprimorar, aprender novas técnicas e evoluir a cada etapa”.

Mais jovem piloto da TN em 2025, Pietro Nalesso, de 15 anos, que corre com o Peugeot 208 #23, também andou na Fórmula Delta, cujos carros têm tração traseira e pneus slick, e está igualmente focado no aprendizado: “Meu plano é ganhar experiência em carros de turismo, com tração dianteira e pneus semislick, dar o melhor de mim e buscar resultados. Este vai ser um ano perfeito para a minha carreira”.

Roberto Manzini alimenta excelentes expectativas. “Nós estamos bem entusiasmados para a primeira prova. A equipe está muito bem estruturada. O carro é novo, o motor é novo, os pneus são de uma marca diferente da usada no ano passado, e o novo câmbio vai fazer a diferença. Os pilotos poderão ser mais constantes. Todos se prepararam bastante. Então eu acredito que vamos ser bem competitivos”, conclui o chefe da Equipe Manzini.

Corridas na TV – Nesta temporada, as provas da Turismo Nacional terão transmissão pelo canal  de tv BandSports, além da transmissão do canal da categoria no YouTube.

 

EC PRESS
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP
(13) 99644-0628 com WhatsApp
contato@estelacraveiro.com.br
www.estelacraveiro.com.br 
www.instagram.com/estelacraveirosp 

SALA DE IMPRENSA DE VICTOR MANZINI
https://estelacraveiro.pressroom.com.br/cliente/victor-manzini/ 

Leia também...
21.05.2025

Depois da prova longa na manhã de sábado, no domingo serão realizadas as duas corridas iniciais da primeira etapa do Campeonato Sprint

04.05.2025

O piloto paulistano fez apenas um treino, teve motor sem rendimento na classificação, não largou na primeira prova e levou uma batida na traseira do Peugeot 208 #17 que encerrou mais cedo a segunda corrida do fim de semana

01.05.2025

Time da Equipe Manzini usa laço do movimento mundial Maio Amarelo, pela redução de sinistros de trânsito, neste fim de semana em Interlagos

16.04.2025

André Bragantini Jr. correrá na categoria A e orientará estreantes; escola proprietária do time lança mentoria online para track day com aula inicial gratuita