CFA / FIA Girls on Track Brasil
Vindas dos estados de Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco, nove das 10 participantes da terceira vez do FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports na Copa Truck, no último fim de semana, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), saíram de lá convictas de que querem seguir carreira no automobilismo, depois de atuar com as equipes ASG Motorsport, Boessio Competições, D+ Motorsport, Iveco Usual Racing, Kleber Electric, PP Motorsport, R9 Competições e Tiger Team nas áreas de comunicação, engenharia e mecânica.
Rachel Loh, integrante da CFA (Comissão Nacional Feminina de Automobilismo) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), coordenadora do estágio e engenheira da equipe ASG Motorsport, deixou Curvelo tão contente quanto as estagiárias: “Foi uma turma ótima, meninas maravilhosas, muito felizes por participar. Souberam lidar bem com os diferentes perfis de profissionais e de rotina de trabalho das equipes. Aprenderam bastante. Algumas foram convidadas a participar de outras etapas. E as meninas de comunicação foram excelentes. Fizeram uma cobertura bacana para nosso perfil no Instagram, com o suporte das voluntárias Marina Candido e Victoria Angelina. E acabaram trabalhando também na produção do nosso evento, me ajudando a abrir, fechar, correr atrás das meninas, checar se está tudo bem, ajudá-las a interagir... Só tivemos feedbacks positivos. Foi muito bom!”.
Com a impossibilidade de comparecimento da estudante Ana Paula de Souza Maia, que atuaria com a PP Motorsport, houve um pequeno rearranjo na distribuição das estagiárias. Brenda Alencar Costa, que ficaria com a ASG Motorsport, foi substituí-la na PP. E Quesia Caroline Gonçalves Rodrigues – que já estagiou na Porsche Cup e atuaria como voluntária na produção – foi estagiar em engenharia na Kleber Eletric, que passou a integrar o time de equipes. As estagiárias de comunicação ficaram sob comando de Rachel Loh, baseadas nos boxes da ASG Motorsport. “Na Copa Truck, sempre temos mais equipes querendo participar do que estagiárias o suficiente, pois nosso limite são 10 vagas. Então aproveitamos a circunstância para incluir mais uma”, explica Rachel.
Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada por Giovanni Guerra em 2023 – e comandante da FIA Girls on Track Brasil desde 2021, também ficou muito satisfeita com a realização do Estágio em Motorsports na Copa Truck: “É um prazer ver que quase todas as estagiárias saíram querendo desenvolver suas carreiras em motorsports. Cada uma que consiga fazer isso agrega força à nossa causa: inserir mais mulheres trabalhando em todos os setores de competições . Somos muito gratas à Copa Truck e às equipes ASG Motorsport, Boessio Competições, D+ Motorsport, Iveco Usual Racing, Kleber Electric, PP Motorsport, R9 Competições e Tiger Team por acolherem nossas estagiárias, e também às voluntárias, sempre essenciais às nossas realizações”.
O que disseram as estagiárias
AJ5 Eco Sports, estágio em mecânica, Luana Hortência Teixeira Silva, 23 anos, mineira de Santa Vitória, estuda engenharia mecânica na Universidade Federal de São João del-Rei, cidade em que reside em Minas Gerais: “Foi uma experiência diferente de tudo que eu já fiz. Trabalhar com peças mecânicas de grande proporção é muito diferente. A gente vê uma coisa na Baja (competição estudantil da SAE Brasil) e na Copa Truck é completamente outra. Foi superválido também ver a parte da engenharia, análise de dados, os pilotos conversando sobre a melhor forma de entrar em uma curva, como tirar o melhor do caminhão... Eu me inscrevi porque quero seguir carreira em motorsport. Mas esse estágio mudou completamente a minha visão sobre o automobilismo. A Copa Truck me deixou com mais uma pulguinha atrás da orelha”.
Boessio Competições, estágio em engenharia e mecânica, Jéssica Carvalho Silveira, 23 anos, estuda engenharia mecânica na Universidade Federal de São João del-Rei, cidade mineira de onde é: “Foi uma experiência incrível, os meninos da Boessio foram muito receptivos, me deram muita liberdade para conseguir aprender muita coisa. Trabalhei bastante com eles no caminhão. Eles tiveram um probleminha de motor. A gente trocou e fez manutenção. Deu para ter bastante experiência nessa área. Eu já queria trabalhar com automobilismo. E o estágio me deu a certeza disso”.
D+ Motorsport, estágio em engenharia: Raquel Yengo Hernandes Marim, 23 anos, paulistana residente em Belo Horizonte, estuda engenharia mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais: “Foi uma experiência enriquecedora. Pude acompanhar a parte de análise de dados dos treinos e entender como é feita a tomada de decisão em cima disso. Também foi muito legal ver os ajustes da calibração do motor. E pude acompanhar o dia-a-dia dos mecânicos, entender um pouco mais sobre os caminhões, pois a minha equipe precisou tocar os injetores e a embreagem de um deles. O estágio só reforçou o meu desejo de trabalhar com automobilismo e contribuiu para iniciar contatos nesse meio também”.
Iveco Usual Racing, estágio em engenharia e mecânica, Sara Filiu Nunes de Souza, 23 anos, de Campo Grande (MS), formada em engenharia mecânica pela Universidade Católica Dom Bosco: “O estágio foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Tive oportunidade de aprender um pouco sobre telemetria e análise de dados, além de conviver de perto com pilotos, engenheiros e mecânicos, entendendo como as áreas se complementam para o desempenho da equipe nas corridas. Fui muito bem acolhida por todos e essa vivência me abriu os olhos para o universo do automobilismo, despertando a vontade de estudar ainda mais e seguir com minha carreira de engenharia no automobilismo. O estágio foi decisivo para essa escolha”.
Kleber Electric, estágio em engenharia, Quesia Caroline Gonçalves Rodrigues, 25 anos, de Curitiba, estuda engenharia mecânica na UniSenai PR, já fez Estágio em Motorsports na Porsche Cup, em 2024, como mecânica: “Trabalho como técnica de motores na Bosch, na parte de validações dos sistema de injeção de motores a diesel. E a oportunidade de trabalhar em uma etapa da Copa Truck, ver de perto os caminhões a plena carga, entender a dinâmica e performance de calibração desses motores é muito importante para a profissional que estou buscando ser. Tive a oportunidade de desmontar uma caixa de câmbio, ajustar a cambagem nos caminhões, definir amortecedores e jogos de pneus para as classificações. E também de participar da análise de dados. Planejo trabalhar com motorsport, principalmente na Copa Truck. Esse estágio reforçou meu objetivo de seguir carreira em competições”.
PP Motorsport, estágio em engenharia, Brenda Alencar Costa, 23 anos, de Niterói (RJ), residente em Recife, cursa engenharia eletrônica na Universidade Federal de Pernambuco: “O estágio foi de muito aprendizado. Tive a oportunidade de estar na sala de controle com os engenheiros, de aprender sobre análise de dados, calibração do motor e estratégia de corrida. Fazendo esse estágio eu puder enxergar mais ainda meu lugar no automobilismo”.
R9 Competições, estágio em mecânica, Vitória Gonçalves da Costa Salles, 21 anos, de São José dos Campos (SP), estuda engenharia mecânica na Universidade Federal de São João del-Rei, cidade mineira em que reside: “Foi uma experiência incrível. Aprendi muito de engenharia por trás do motorsport, telemetria, análise de dados... Pude entender toda a mecânica que transforma um caminhão de rua em um caminhão de corrida. O pessoal da equipe estava sempre disposto a me ensinar. Gostei demais. E conversei com pessoas que levam vida dupla, trabalhando também com outra coisa. Carros e motores são minhas paixões. Estou mapeando o que eu quero para a minha carreira. Esse estágio foi um abridor de portas, não só literalmente, mas para eu mesma, pessoalmente”.
Tiger Team, estágio em engenharia, Ana Flávia Oliveira Candido, 23 anos, de São José dos Campos (SP), vive em Manaus, estuda engenharia elétrica na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas: “Esse estágio foi uma grande oportunidade de vivenciar de perto a rotina e a dinâmica de uma equipe de corrida. Observei o trabalho da equipe em diferentes períodos, ajudei um pouco na mecânica, área em que não atuo. Acompanhei o engenheiro na calibração para injetar óleo no motor, como ele configura o módulo que envia o comando para a ECU do caminhão. Foi interessante ver a análise dos treinos a partir dos dados de pista. Ver a dinâmica de comunicação da equipe e entre o coach e o piloto também foi bacana. Antes do estágio eu tinha interesse em seguir carreira no automobilismo, agora tenho certeza de que quero”.
CFA, estágio em comunicação, Alice Alves de Souza, 21 anos, de Boituva (SP), residente em Belo Horizonte, formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais: “Aprendi bastante sobre como funciona o trabalho na Copa Truck, sobre comunicação, organização, e o quanto é importante o trabalho em equipe nesse ambiente. Aprendi também sobre a parte técnica, conversando com os engenheiros. Isso é importante para jornalistas que querem trabalhar com automobilismo, como eu. Essa sempre foi minha grande paixão e o estágio só reforçou esse desejo”.
CFA, estágio em comunicação, Ana Luíza Fernandes Martins, 21 anos, de Congonhas (MG), estuda jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), onde reside: “O estágio foi a melhor experiência que já tive na vida. Aprendi muito sobre como me portar como jornalista, recebi ótimos feedbacks sobre como melhorar os conteúdos que eu já estava acostumada a fazer. Aprendi a ir atrás do conteúdo e a me virar com o que eu tinha. Esse estágio só me deu certeza de que eu quero muito prosseguir no automobilismo”.
Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Nacional Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e vários formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil.
Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras online Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; Estágio em Motorsports na Porsche Cup, na Stock Car, na Endurance Brasil e na Copa Truck; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup e na FIA WEC; a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, na FIA WEC. Em julho, foi iniciado o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, primeira competição feminina de e-sports automobilístico do País, gratuita, em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA; e a Equipe FIA Girls on Track Brasil estreou no Sertões, maior rally das Américas. A quinta edição do Estágio em Motorsports da temporada será realizada outubro, na Mitsubishi Cup. A Experiência para Estudantes na Fórmula 1, em novembro, e na Fórmula E, dem dezembro, completam a agenda da temporada.
Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E; Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission.
*Colaboraram nesta notícia os fotógrafos Vanderley Soares, Duda Bairros e Magnus Torquato; as estagiárias Alice Alves e Ana Luíza Martins; Franceelly Gonçalves Ferreira, estagiária de engenharia da Tiger Team, a pilota e personal trainer Bia Martins e o empresário Walter Savaglia nas fotos
Siga no Instagram: @cfabrasil
CFA/FIA GOT BR
EC PRESS
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP
(13) 99644-0628 com WhatsApp
contato@estelacraveiro.com.br
www.estelacraveiro.com.br
@estelacraveirosp
COMUNICAÇÃO CBA
comunicacao@cba.org.br
SALA DE IMPRENSA DA CFA/FIA GIRLS ON TRACK BRASIL
Prazo vai até 9h do dia 26, próxima sexta-feira; 30 garotas visitarão os bastidores no Autódromo de Interlagos na quinta-feira antes do início da etapa, 6 de novembro
Estagiárias de Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pernambuco trabalharão com a AJ5 Eco Sports, ASG Motorsport, Boessio Competições, D+ Motorsport, Iveco Usual Racing, PP Motorsport, R9 Competições e Tiger Team
Ao vivo nos canais da Max Arena e de Bia Figueiredo no YouTube, nesta terça-feira, 16, às 21h30
Ao vivo nos canais da Max Arena e de Bia Figueiredo no YouTube